quarta-feira, 18 de novembro de 2009

PROTEJA SEU MICRO DOS RAIOS E TEMPESTADES

Aprenda como proteger seu micro dos raios das tempestades

1. No mercado há três opções para proteger seu coomputador:

1.1. Filtro de linha: Apesar de não ser muito confiável,ele possui pelo menos um componente semi-condutor que absorve o surto de corrente provocado por um raio, e pode se queimar com um deles. É aí é que mora o perigo: depois de queimado não segura mais a passagem desses surtos de correntes como os raios.

1.2. Estabilizador: é o mais usado. Ao receber a energia das concessionárias que é muito instável, ou dos raios, ele faz com que ela fique dentro dos limites aceitáveis para os equipamentos antes de deixá-la passar adiante.

1.3. No-break: é a melhor opção, apesar de ser também a mais cara. O no-break é dividido em três partes: bateria, recarregador para bateria e um inversor ( que transforma acorrente contínua da bateria em alternada). Assim com o no-break o micro fica protegido de surtos de corrente (exemplo:raios); quando falta energia ele faz o micro continuar funcionando tempo suficiente para que se possa salvar arquivos e desligar corretamente o micro; além de permitir que a corrente que chega até o aparelho seja muito estável já que o micro é alimentado diretamente por sua bateria.

2. Ao comprar um no-break verifique se ele não é na verdade um ?short-break?, isto é, não mantém a energia ininterrupta.

3. Para suportar bem o micro, o monitor e a impressora, escolha um estabilizador ou no-break de pelo menos 10000 VA.

4. Se sua instalação elétrica não possuir fio terra e tomada de três pólos, providencie rapidamente.


Durante uma tempestade de raios não adianta apenas desconectar o micro e a impressora da tomada. O surto de corrente pode passar pelo cabo de telefone conectado ao modem e queimar todas as placas do micro. Desconecte também o modem do cabo de telefone. O problema é que às vezes o raio cai de surpresa ou você não está em casa para desligar tudo.

Não esqueça do aterramento; mas, com uma barra de cobre tipo aquela que usamos abaxo do nosso contador de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM AMIGOS.
DEVO LHES DIZER QUE EU TENHO DISPONÍVEL, APOSTILAS DE ELETRÔNICA DO NOBREAK.
VOCÊS TERÃO UM APRENDIZADO RÁPIDO, TEÓRICO E PRÁTICO.
MESMO QUE VOCÊ NUNCA TENHA PEGADO UM NOBREAK PARA CONSERTAR (damos dicas e consultorias técnicas) zap 71 98711 7534
CONFIRA.
COM jjsound45@gmail.com