segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O PEQUENO NOTÁVEL !!

Transmisor de FM de 2w



Este transmisor es ideal para novias celosas. Basta con armarlo dentro de un osito de peluche y regalárselo al pobre novio celado. Luego, desde una distancia de aprox. 800 metros según la complejidad del lugar, se escuchan las transmisiones con un receptor de FM convencional. Mientras el novio no se escuche a si mismo en un walkman, todo bien con una tensión del 12 voltios

Lo cierto es que, mas allá del uso que se le de, este transmisor emplea sólo dos transistores comunes para emitir audio a través de la banda de FM comercial. Es bastante estable y la calidad de señal es suficiente como para transmitir audio musical o hablado.






30-40 MHz 

L = 8 vueltas sobre núcleo de ferrita de 0.25"

Cx = trimmer de 15-20 pF

Cy = trimmer de 10-15 pF

Antena = Alambre de 38"


40-50 MHz

L = 6.75 vueltas sobre núcleo de ferrita de 0.25"

Cx = trimmer de 10-20 pF

Cy = trimmer de 10-15 pF

Antena = Alambre de 37"


90-100 MHz

L = 6.5 vueltas sobre núcleo de ferrita de 0.25"

Cx = capacitor de 5.6 pF

Cy = capacitor de 3.3 pF

Antena = Alambre de 20"



El circuito debe ser armado sobre un circuito impreso de epoxy y alimentado con 9 ó 12 v de corriente continua. Consume 4w, de los cuales 2w los hace potencia irradiada y los otros dos los hace calor.

Si desea usar el sistema con un microfono del tipo electret tendrá que agregar una resistencia de 1K desde el positivo hasta el terminal negativo del capacitor de entrada (base del 2N3708), quedando establecida la alimentación que ese tipo de micrófonos requieren.
Meu comentário: Trata-se de um circuito extremamente simples que eu pude visualizar no livro Radio Amador Hand Book Espanhol  e montar.  Fiz muito sucesso com ele nos anos 80.
Cansei de colocar a saída com um plug de um tocador de CD Rom 46X na entrada deste transmissor e saia por aí com o radio gravador no ombro ouvindo até o limite de recepção.
Liguei o transmissor numa antena pé de galinha. Mas uma boa antena de tv externa também serve.
 O moleque é bom e pode chegar até 5W ou mais. A manha é a seguinte: Você pode alterar sutilmente para menos o resistor de emissor do segundo transistor que pode ser também um 2N3866  npn

que se encontra em qualquer lugar, e o primeiro transistor pode ser um 2N2219 npn


Pois em qualquer circuito de rf, geralmente esses resistores limitam a potencia do transmissor para não exceder os limites ok?
Se o resistor é 1K, pode se experimentar 680ohm  560ohm etc.
Mas, não esqueçam de colocar um dissipador de aluminio grosso tipo estrelinha no segundo transistor e dar uma apertadinha com o alicate de bico porque ele vai aquecer e pode se queimar.
E cuidado para a Anatel não confiscar a sua montagem e ainda lhe enquadrar.

jjsound45@hotmail.com

Um comentário:

  1. Olá Joaquim, gostei deste esquema do trasmissor de FM. Ainda leigo em algumas coisas e gostaria de mais detalhes com relação a as peças e a montagem das mesmas, bem como as saidas e entradas(audio, alimentação)

    Grato!

    Wendell
    Itaporanga PB

    ResponderExcluir

BEM AMIGOS.
DEVO LHES DIZER QUE EU TENHO DISPONÍVEL, APOSTILAS DE ELETRÔNICA DO NOBREAK.
VOCÊS TERÃO UM APRENDIZADO RÁPIDO, TEÓRICO E PRÁTICO.
MESMO QUE VOCÊ NUNCA TENHA PEGADO UM NOBREAK PARA CONSERTAR (damos dicas e consultorias técnicas) zap 71 98711 7534
CONFIRA.
COM jjsound45@gmail.com