domingo, 15 de janeiro de 2012

Tuner de Fm

Sintonizador de Fm com Diodo Varicap

Esta simples etapa super-regenerativa com sintonia por varicap, pode ser usado com qualquer bom amplificador, até aqueles de caixinhas de computador. O transistor pode ser qualquer de efeito de campo de junção como o BF244 ou MPF102, encontrado em qualquer sucata eletrônica e o circuito conta com duas sintonias, uma fina e  outro ampla.
L1 consta de 4 espiras de fio rígido (22).Em diâmetro de1 cm sem núcleo com tomada central L2 é formada por 20 espiras de fio 28 AWG em um resistor de ½ W com valor igual ou maior que 1 Mº. P3 controla o ganho do circuito. A antena pode ser ligada a L1 ou ainda acoplada por meio de 2 espiras enroladas sobre esta bobina.
O consumo de corrente do aparelho e muito baixo e os capacitores devem ser todos cerâmicos de boa qualidade .
O fio de conexão deste sintonizador receptor deve ser blindado para evitar instabilidades.

Radio experimental ....Vai encarar ?

O projeto apresentado a seguir serve de base para uma emissora de FM experimental, observando-se as restrições legais de sua operação.
A potencia de saída, depende dos transistores usados e da tensão de alimentação pode ficar entre algumas centenas de Miliwatts até aproximadamente 32 W.
A etapa osciladora de RF em contra fase pode ser de transistores de baixa potencia como o BF494 se a tensão de alimentação for de 6 V ou então transistores de maior potência como o 2N3553 caso em que a alimentação for de 12 V.
A freqüência de operação é dada por L1 que tem 3 espiras de fio 8/10 mm com tomadas centrais e diâmetro de 8 mm.
A operação será feita entre 100 e 108 MHz com ajuste fino feito em C10.
A antena será conectada ao circuito por meio de cabo coaxial de 50 a 70 ohms. Um trimmer ligado entre o trasmissor e a antena permite o ajuste Maximo do ganho. No protótipo a antena foi uma vareta de antena interna de TV de 90 cm.A modulação vem de um amplificador de áudio com um integrado 741 que aplica seu sinal de áudio diretamente a uma varicap BB105G.
Os capacitores da etapa transmissora devem ser cerâmicos e os resistores de 1/8 ou ¼.
O ajuste de ganho do 741 pode ser feito através de alteração do resistor R4 em função da intensidade da fonte de sinal, de modo a se evitar a sobre modulação.
A figura abaixo apresenta o diagrama completo do aparelho.
FAvor clicar no esquema para ampliar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM AMIGOS.
DEVO LHES DIZER QUE EU TENHO DISPONÍVEL, APOSTILAS DE ELETRÔNICA DO NOBREAK.
VOCÊS TERÃO UM APRENDIZADO RÁPIDO, TEÓRICO E PRÁTICO.
MESMO QUE VOCÊ NUNCA TENHA PEGADO UM NOBREAK PARA CONSERTAR (damos dicas e consultorias técnicas) zap 71 98711 7534
CONFIRA.
COM jjsound45@gmail.com