quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

DISTURBIOS DA REDE ELETRICA

DISTURBIOS DA REDE ELETRICA

Os problemas causados por anomalias na rede elétrica, devido a má distribuição, interferência e entre outros, são os grandes culpados pela diminuição do tempo de vida útil dos aparelhos ligados a rede, danificando mais rapidamente seus aparelhos sem uma proteção adequada.
A seguir irei mostrar algumas anomalias e suas possíveis causas e efeitos.

Sobretensão- Aumento da tensão eficaz da rede elétrica é uma das anomalias mais comuns. Causas: problema no fornecimento ou rede mau dimensionada.
Efeitos: redução na performance de motores elétricos, sobreaquecimento ou queima de equipamentos.
Subtensão- Diminuição da tensão eficaz da rede. Causas e efeitos idênticos ao da sobretensão.
Falta- Ausência total de energia. As causas: sobrecarga, tempestades, queda de postes, racionamento e entre outras. Os efeitos: desligamento dos aparelhos, danificar o HD do computador.
Surto de Tensão- A causa, normalmente gerado no retorno da energia. Efeito, queima de aparelhos.
Micro Interrupção- Pequenas falhas de fornecimento.
Causas: transferência de rede e sobrecarga momentânea.
Efeitos: desligamento repentino.


Distorção Harmônica- É quando a rede sofre uma alteração na forma de onda.
Causas: redes sobrecarregadas por fontes chaveadas ou então geradores de má qualidade.
Efeitos: mau funcionamento de aparelhos que tenham fontes lineares ou motores.
Alteração da Frequência- quando a mesma sofre uma variação.
Causas: redes alimentadas por geradores ou termoelétricas antigas. O gerador tem sua rotação alterada, a frequência se altera.
Efeitos: mau funcionamento, sobreaquecimento e consequente queima de motores e equipamentos em geral.

Spike ou Transiente- Aumento instantâneo da tensão da rede.
Causas: descargas elétricas ou atmosféricas, curto circuito na linha de transmissão, reatores indutivos de luz fluorescentes.
Efeitos: queima de equipamentos.
Ruído de linha- Interferência eletromagnética e de radio frequência que poluem a rede.
Causas: Comutação de cargas indutivas(motores) ou capacitivas(fontes chaveadas) na rede, e redes de alta impedância ou longas também costumam apresentar este problema.
Efeitos: redução na performance de equipamentos que possuam motores elétricos, desligamento ou mau funcionamento de aparelhos eletrônicos.


O QUE É BY PASS ?

Pra começar, precisamos entender a diferença básica entre By pass estático e By pass manual. O By pass estático é acionado por um sistema eletrônico que atua sempre que ocorre alguma falha do próprio no break ou quando ocorre sobrecarga ou curto circuito na saída do no break.
       Já o By pass manual, como o próprio nome já diz, é acionado manualmente, isso pode ser feito à qualquer momento. Por exemplo, quando houver a necessidade de reapertar algum cabo ou fazer qualquer corretiva na parte eletrônica do no break, ou mesmo quando for ligar cargas ao no break para evitar sobrecargas momentâneas no inversor. Também podemos acionar o By pass manual quando o no break já estiver com o By pass estático acionado. Desta forma estaremos apenas confirmando o sistema de By pass para evitar que o inversor volte a alimentar as cargas e podermos avaliar se houve algum dano ao no break.

Segue abaixo um diagrama elétrico de um no break on line que possui sistema de By pass estático e manual.